UFU sobe no ranking universitário

A Universidade Federal de Uberlândia – pertinho da Toca do Calango,  é 21ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, conforme a segunda edição do Ranking Universitário Folha (RUF) divulgado na última segunda-feira (9) pelo jornal “Folha de S. Paulo”. O novo estudo, abrangendo 192 academias do país, revela que a classificação da UFU é sete posições acima da obtida na pesquisa anterior, publicada no ano passado, quando aparecia como a 28ª mais estruturada da nação. Também no novo ranking, entre as instituições que têm atuação local, aparece a Universidade de Uberaba (Uniube), ocupando a 87ª posição.

Universidade Federal de Uberlândia é 21ª colocada do país em ranking universitário

No ano passado, UFU ocupava a 28ª posição no ranking. (Paulo Augusto 13/6/11)
Na frente da UFU, com exceção das particulares Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), estão somente instituições públicas reconhecidas pelos trabalhos de pesquisa e extensão, como a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras. A Universidade de São Paulo (USP), como em outros rankings do setor, manteve o posto de melhor do país.
Para elaborar a classificação do RUF, a Folha, avalizada por professores cadastrados no Ministério da Educação (MEC) que fazem avaliações in loco das graduações e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), considerou cinco grandes setores das academias, como o ensino, a inserção no mercado de trabalho, a pesquisa, a internacionalização e a inovação. Dentro de cada quesito, subindicadores foram usados para pontuar as instituições.
Diante do panorama apresentado pelo estudo, a evolução e a atual posição da UFU são consideradas satisfatórias, afirmou o vice-reitor, Eduardo Nunes Guimarães. Segundo ele, levando em conta fatores como a visibilidade reduzida da UFU por estar no interior, por exemplo, é uma vitória figurar entre 10% do total de academias com maior nível de excelência. “Usamos essa comparação relativa, de qualquer forma, como referência para nossos passos. Já temos definidos o estímulo de pesquisas e a expansão da internacionalização”, afirmou.


Seis cursos estão entre os 10 melhores

Fora o aumento no nível de excelência geral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a edição 2013 do Ranking Universitário Folha (RUF) também aponta que a instituição ainda pode melhorar em itens como internacionalização e mercado. Segundo o vice-reitor da UFU, Eduardo Nunes Guimarães, já há diretrizes adotadas para incentivar, além do maior número de pesquisas, a parceria com o setor privado e também o patenteamento das criações.
“Nós também estamos reforçando a incubadora de empresas e trabalhando para, com a parceria da prefeitura, implantar um centro tecnológico próximo ao campus Glória no futuro. Além disso, vamos continuar atuando para o aumento do número de intercâmbios de alunos”, afirmou Guimarães.
Em outro aspecto, o RUF também elencou que seis cursos de graduação da universidade federal local, avaliados separadamente, estão entre as dez melhores do Brasil ou na categoria ensino ou mercado. São eles o de Geografia (5º), Administração (9º), Engenharia Mecânica (9º), Letras (10º), Odontologia (9º) e Psicologia (7º).


Uniube aparece na 87ª posição

Dentre as instituições particulares de ensino superior que atuam em Uberlândia, somente a Universidade de Uberaba (Uniube) conseguiu pontuar nos critérios para aparecer na 87ª posição, entre as 192 academias relacionadas no Ranking Universitário Folha (RUF) 2013. A classificação revela um pulo de 28 posições em relação à pesquisa divulgada em 2012.
Para a pró-reitora de Ensino Superior, Inara Barbosa, esses dados só evidenciam uma evolução esperada pela instituição desde que investimentos foram feitos para aumentar o número de pesquisas. “No ano que vem, pretendemos implementar mais um mestrado e dois doutorados nas áreas de Tecnologia, Saúde e Educação para crescermos ainda mais com a nossa excelência”, afirmou.


Ranking é elogiado pelo Inep

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), por meio do presidente Luiz Cláudio da Costa, elogiou a segunda edição do Ranking Universitário Folha (RUF) publicado na última segunda-feira (9). Segundo Costa, as informações disponibilizadas pelo ranking vão ajudar o governo na elaboração de políticas públicas. Para o Inep, a metodologia de análise utilizada para este ano superou a do ano anterior.
Conforme a “Folha de S. Paulo”, a principal mudança foi no quesito ensino. Em 2012, a avaliação da área ficou restrita à pesquisa do Datafolha com pesquisadores cadastrados no CNPq. Em 2013, o universo entrevistado foi alterado para os professores que fazem avaliações de cursos de graduação. Fora isso, foram agregados dados objetivos levantados pelo MEC, como perfil de docentes e nota no Enade.

Fonte Jornal Correio de Uberlândia
TOCA DO CALANGO – suítes e quartos
individuais para alugar em uberlândia
acesse: www.tocadocalango.com.br

Comentários estão desabilitados no momento.