Uberlândia e Reino Unido assinarão acordo bilateral

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Uberlândia está prestes a se tornar a primeira cidade de Minas Gerais a contar com um acordo bilateral junto ao governo do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales). Na tarde desta terça-feira (28), o prefeito Odelmo Leão recebeu em seu gabinete mais uma vez o cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Thomas Nemes. O representante diplomático veio à cidade para discutir termos e pontuar algumas áreas de atuação que deverão ser exploradas em um protocolo de cooperação – documento que está em fase avançada de elaboração e deverá ser assinado pelo município e pela nação britânica ainda no início de 2018. Os secretários de Gestão Estratégica, Raphael Leles, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Dilson Dalpiaz, também recepcionaram o cônsul.

“O poder público deve ser um facilitador e colaborar da melhor forma com o desenvolvimento da cidade em todas as áreas. Estamos empenhados em colocar Uberlândia em evidência diante do mundo. Conseqüentemente, queremos possibilitar novas colaborações, incentivando boas práticas e mais benefícios para a nossa população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Pelas negociações da Prefeitura de Uberlândia, que estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) junto ao governo britânico, o acordo irá, na prática, facilitar o intercâmbio e o compartilhamento de ações para aprimorar políticas públicas de ambas as partes em ao menos cinco áreas de atuação.

Áreas de colaboração

Dentre as cinco áreas de atuação definidas para o acordo, estão: Cidades Inteligentes, Energias Sustentáveis, Internacionalização de Negócios Locais, Mobilidade, Modernização de Gestão Hospitalar e Educação Internacional. Nestes segmentos, estão sendo desenhadas ações potenciais, como, por exemplo, o desenvolvimento de pesquisas para tornar a cidade mais inteligente, a identificação de oportunidades para parcerias público-privadas, o fomento do ensino de inglês e do uso de energia e a identificação de mercado britânico para pequenas empresas do município.

E no caminho está a inauguração do Toca do Calango Hostel, hospedagem de baixo custo, bem mais baixo que pousada, que estará disponível a partir de 2018. Vai ser alí, coladinho na UFU Santa Mônica.

As conversas para a parcerias iniciaram em agosto deste ano, ocasião em que o cônsul Thomas Nemes fez a primeira visita a Uberlândia e encontrou o prefeito Odelmo Leão. “Uberlândia é uma cidade com muitos potenciais e, a partir de agora, devo visitar a cidade com mais frequência para alinharmos todos os detalhes da nossa cooperação com o poder público, entidades e empresariado. Uma colaboração que, tenho certeza, será de longa data”, destacou o cônsul.

Fonte – Secom PMU

Comentários estão desabilitados no momento.