Uberlândia – Presépio natalino com mais de mil peças estará em exposição na Casa da Cultura

Foto: Divulgação

Uma das tradições natalinas mais bonitas e repletas de significado será celebrada na Casa da Cultura. A partir das 19h de sexta-feira (1º), um grande evento realizado pela Prefeitura de Uberlândia marca a abertura da exposição do presépio concebido manualmente pelo artista Rossane Rossi. A obra exibirá bonecos de 130 personagens, com mais de 1100 peças montadas. A festa será enriquecida pela apresentação de cinco grupos de Folias de Reis da cidade.

Se você costuma vir a Uberlândia para participar de eventos como esse, a partir de 2018 você terá opção de hospedagem de baixo custo no Toca do Calango Hostel.

O presépio segue o modelo napolitano, no qual o cenário de nascimento do menino Jesus se dá em um ambiente urbano, para aproximar a memória com a realidade do público. Foi inspirado em obras do século XVIII, no qual retrata uma típica aldeia italiana medieval, com pessoas das mais diversas classes sociais em suas atividades cotidianas, em uma verdadeira profusão de cores.

Os bonecos possuem 35 centímetros cada e são confeccionados de cerâmica e amarrados com arame, para causar o efeito de movimento aos personagens. O trabalho artístico já possui 20 anos desde a sua primeira montagem, com novas adaptações sendo incluídas desde então. Neste tempo, o presépio já percorreu igrejas e vários outros pontos da cidade. Esta será a terceira vez que será exposto na Casa da Cultura. As primeiras oportunidades foram em 2009 e 2011.

O artista Rossani Rossi não esconde a satisfação de poder contribuir com a tradição natalina há vinte anos no município. “Eu lido com a arte do presépio desde que me entendo por gente e tenho muito orgulho de ter feito este em especial. O natal tem todo um significado especial para todos nós”, ressaltou.

A exposição ficará aberta a visitação gratuita até o dia 31 de janeiro de 2018, na galeria Geraldo Queiroz da Casa da Cultura.

Louvor aos Santos Reis

O evento tem parceria com a Associação Estrela do Oriente, que levará cinco Folias de Reis para animar os presentes com seus cantos de louvor aos Três Reis Santos. Veja as Folias que se apresentarão:

•        Jovens do Oriente – Capitão João Paulo
•        Irmãos Tavares – Capitão José Humberto
•        Os Três Reis Magos – Capitão Lindomar
•        Nossa Senhora das Graças – Capitão Gaspar
•        Rei Davi – Capitão Ricardo Pereira

 

Prestigie!

O quê: Evento de abertura da visitação ao Presépio Napolitano, com apresentação de Folias de Reis
Quando: sexta-feira (1º), às 19h
Onde: Casa da Cultura, avenida Cel. Carneiro, nº 89, bairro Fundinho
Entrada: gratuita
Visitação: Até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h

 

Texto: Secom PMU

Comentários estão desabilitados no momento.