HORÁRIO DE VERÃO 2011/2012

ADIANTE O SEU RELÓGIO

O horário de verão 2011/2012 começará às 0h do dia 16 de outubro de 2011. O ajuste dos relógios valerá apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil com término às 0h de 26 de fevereiro de 2012, com 133 dias de duração. Será o mais longo desde 1985. isso porque, como coincidiu de o domingo previsto para o fim cair no carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte, conforme determinado pelo Ministério de Minas e Energia.

Esta é a 41ª edição do horário de verão que, desde 2008, possui data fixa de início, que é o terceiro domingo de outubro.

O horário de verão tem como objetivo a economia de energia. Isso acontece porque durante o verão, os dias são mais longos. Assim, adiantando os relógios em uma hora, aproveitamos melhor a luz solar no início da noite e assim gerando a economia de energia.

Até 2003, o horário de verão valia para a maior parte dos estados brasileiros. Contudo, como as regiões Norte e Nordeste estão mais próximas à linha do Equador, em seus estados a duração do dia não é muito afetada. Por causa disso, a mudança no horário não causaria economia de energia.

Atualmente, os estados afetados pelo horário de verão são definidos através de um decreto assinado em 2008: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para saber como você pode chegar na hora da aula na UFU sem stress.

Economia

A economia no consumo de energia no novo horário deverá ficar próxima de 4% ao dia, durante o horário de pico de consumo (18h às 22h), correspondendo a cerca de 300 MW, o que seria suficiente para abastecer uma cidade como Belo Horizonte, com 2 milhões e 400 mil habitantes, durante 10 dias. Em todo o Brasil a economia deve chegar a R$ 100 milhões.

TOCA DO CALANGO – suítes e quartos
individuais para alugar em uberlândia
acesse: www.tocadocalango.com.br

Comentários estão desabilitados no momento.