Araguari terá unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
do Estado de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, se encontrou
ontem em Araguari com o prefeito eleito Raul Belém
Desembarcou na tarde desta sexta-feira, 30, no Aeroporto Santos Dumont, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Na ocasião, Narcio Rodrigues foi recebido pelo prefeito eleito de Araguari, Raul Belém (PP). O motivo do encontro foi tratar sobre as novas propostas previstas pela futura administração no município.


Um dos projetos, instituído em parceria entre o governo municipal e o do estado, será a implantação da Universidade Aberta e Integrada (UAITEC) de Minas Gerais em Araguari. A ideia é de que no primeiro semestre do próximo ano, a cidade receba uma unidade da instituição de ensino à distância. Ontem, Narcio Rodrigues e Raul Belém visitaram as instalações da antiga Escola de Comércio e o espaço anexo ao Cine Teatro Odette, que poderá ser o local do programa no município.

“Viemos, a convite do prefeito eleito para iniciar um diálogo com a futura administração a fim de estabelecer ações visando, sobretudo, beneficiar a cidade de Araguari. Para isso, decidimos visitar as alternativas de local que receberá a unidade. É o princípio de uma parceria que tende a ser bastante produtiva, como forma de aproximar ainda mais o governo do estado e a prefeitura durante a nova gestão”, afirmou o secretário, que ainda reiterou sobre o êxito da proposta em Minas Gerais.

“A UAITEC é uma modernização do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A princípio, em Araguari, a ideia é de que sejam abertas 400 vagas gratuitas para conteúdos de idiomas, tecnólogos, graduação e pós-graduação aplicados à distância. Em toda a rede, estamos formando aproximadamente 160 mil pessoas atualmente”, concluiu.

A UAITEC, que essa semana foi implantada em cidades como Santa Rita do Sapucaí, no sul do estado, e em Ituiutaba, é um programa gratuito instituído por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) a fim de permitir ações onde as universidades públicas, estaduais e federais serão responsáveis pela aplicação de cursos através de uma rede de pólos de Educação a Distância (EAD), que até 2014, prevê 200 unidades em todo o estado.

Partindo da premissa de combater a exclusão digital e social e contribuir para a melhoria da população a partir da ampliação da capacitação profissional, o objetivo da Sectes é reformular todos os 84 pontos do Centro Vocacional Tecnológico em Minas Gerais.

É importante salientar que a UAITEC terá uma sala de inclusão digital e duas de educação à distância, montadas com equipamentos de videoconferência para atender até 50 alunos simultaneamente. O espaço ainda contará com um laboratório vocacional, sala de professores e Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE). Para o prefeito eleito de Araguari, Raul Belém, receber o programa é essencial para ampliar o direito e o acesso ao conhecimento e à informação no município.

“Logo que encontrarmos a estrutura adequada para implantarmos os cursos, estaremos anunciando o local. Certamente esta será uma das nossas plataformas de governo. A formação técnica é muito importante para a cidade. Com a proximidade de eventos de alta magnitude que o país irá sediar, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, capacitarmos nossos profissionais com cursos de línguas estrangeiras e demais conteúdos é essencial para criar uma base para o ingresso no mercado de trabalho”, afirmou.

Gazeta do Triângulo

TOCA DO CALANGO – suítes e quartos
individuais para alugar em uberlândia
acesse: www.tocadocalango.com.br

Comentários estão desabilitados no momento.